domingo, 8 de novembro de 2015

Resenha - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa - As Crônicas de Nárnia.

LEWIS, C.S., E. As Crônicas de Nárnia. Martins Fontes, 2000. 752 p.

'As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa' conta a história sobre as aventuras de quatro irmãos na Inglaterra assolada pela Segunda Guerra Mundial, quando eles entram no mundo de Nárnia através de um guarda-roupa mágico, enquanto brincavam de 'esconde-esconde' na casa de campo de um professor idoso. Lá, as crianças descobrem uma terra encantadora e tranquila, porém condenada pela bruxa malvada Jadis a viver num inverno sem fim. Guiadas pelo seu nobre e místico governante, o Deus-leão Aslan, as crianças lutam para anular o poder da bruxa sobre Nárnia numa espetacular batalha final que a libertará do feitiço gelado de Jadis para sempre.

            Os irmãos Pevensie: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia são levados a casa do velho professor Kirke que mora no campo, para se refugiarem dos ataques da Segunda Guerra mundial. A casa é muito grande, e após muitas brincadeiras, Lúcia encontra um guarda-roupa que dá passagem a um outro mundo, chamado Nárnia. O país de Nárnia passa por uma triste fase, pois fora castigado pelo interminável inverno decretado pela Feiticeira Branca, também conhecida como Jadis. Edmundo é o segundo a conhecer o lugar e tem a sorte de ser surpreendido pela própria carrasca. Ludibriado pelas promessas de Jadis, ele finge não acreditar nos relatos de Lúcia ao passo que planeja levar os irmãos até a Feiticeira em troca de poder. Por acaso os irmãos Pedro e Suzana 'embarcam' no guarda-roupa e findam por descobrir que a pequena garota dizia a verdade. Existe mesmo uma passagem que liga os dois mundos. Lá eles ficam sabendo duma profecia narniana.

            O livro se passa nos tempos da Segunda Guerra Mundial, onde se refugiam no campo até tudo passar. Os temos bíblicos tratados nesse e também nos outros livros são sutis e muito surpreendente, mas logicamente evidentes para quem conhece um pouco das histórias bíblicas. O livro é excelente, sem palavras para descrever.  Não tem como dar detalhes sem dar uma grande spoiler... Para quem já viu o filme tem uma ideia do que será o livro. Quando menos esperar, você pode estar em Narnia.... Rsrsrsrsrs... 

Até o próximo....    J  

Camila Silva (Aster Verbatim).





Resenha - Fúria dos Reis - As crônicas de gelo e fogo

 Contém, inevitavelmente, spoilers do primeiro livro.

MARTIN, George R. R. As Crônicas de Fogo e Gelo. A Fúria dos Reis. Editora Leya. 2012. 1190 página.
A Song of Ice and Fire:   A Clash of Kings, Bantam Books, 1996.

Um cometa da cor do sangue e fogo atravessa o céu. E a partir da cidade antiga de Dragonstone às margens proibidas de Winterfell, reina o caos. Seis nações lutam pelo controle de uma terra dividida e pelo Trono de Ferro dos Sete Reinos, preparando-se para o embate através de tumulto, confusão e guerra. É um conto em que irmãos conspiram contra irmão e os mortos se levantam no meio da noite. Neste lugar uma princesa se disfarça como um garoto órfão, um cavaleiro espiritual prepara um veneno para uma feiticeira traidora, e homens selvagens descem das Montanhas da Lua para devastar o campo de batalha. Com um pano de fundo incesto, alquimia e assassinato, a vitória pode chegar aos homens e mulheres possuidores do aço mais frio … e corações mais gelados. Quando há um confronto entre reis, toda a terra treme. 

Após a morte do rei Robert Baratheon, Joffrei ocupa o Trono de Ferro. Mas também outros se acham no mesmo direito de ser rei, onde são travadas inúmeras guerras pelo Sete Reinos. Robb Stark, Stannis e Renly Baratheon e os Lannisters, juntamente com as casas aliadas, travam as batalhas para a posse do Trono de Ferro.  Sansa continua prisioneira da Rainha Cercei. Lorde Tywin envia Tyrion como seu substituto para o cargo ‘mão do rei’ até a chegada dele em Porto Real.  Balon Greyjoy é enviado para as Ilhas de Ferro, por acaso governado pelo seu pai. Mas volta a Winterfell e se declara o Rei do Norte. Com isso Bran e Rickon são feitos prisioneiros, onde certa noite fogem acompanhados de Osha, Jojen, Meera e Hodor, e são separados, Bran vai para o Norte e Rickon...  Catelyn Stark tenta uma aliança com os irmãos Baratheon, onde conhece Brienne. Posteriormente as duas soltam Jaime, e Brienne o leva para Porto Real em troca de Sansa.  Arya Stark continua a se disfarçar de menino viaja para o Norte com a Patrulha da Noite, mas são surpreendidos por uma emboscada dos Lannisters e Arya é levada para ser servente. Nesse tempo conhece Jaqen, que a ajuda a sair do lugar e fugir novamente. A maior batalha acontece em Porto Real, com Stannis e Tyrion junto com soldados do rei, A Batalha da Água Negra.  Ao Norte da Muralha acontece uma batalha apartada, com os Patrulheiros contra os Selvagens, gigantes.  No Leste, Daenerys avança acompanhada de Jorah Mormont e seus três dragões. Chegam a Qarth, mas o que querem mesmo são os dragões, e Daenerys o Trono de Ferro. Mas nesse tempo encontra A Casa dos Imortais, dos poderosos feiticeiros. 

A história é contada pelo ponto de vista de 9 personagens, mais um personagem de prólogo. Os títulos dos capítulos indicam a perspectiva:
Prólogo: Meistre Cressen, um meistre em Pedra do Dragão.
Tyrion Lannister: filho mais jovem de Lorde Tywin Lannister, irmão de Cersei e Jaime Lannister.
Senhora Catelyn Stark, da Casa Tully, viúva de Eddard Stark, Senhor de Winterfell.
Sor Davos Seaworth, um contrabandista que se tornou cavaleiro ao serviço do Rei Stannis Baratheon
Princesa Sansa Stark, filha mais velha de Eddard Stark e Catelyn Stark, mantida prisioneira pelo Rei do Trono de Ferro em Porto Real.
Princesa Arya Stark, filha mais nova de Eddard Stark e Catelyn Stark, desaparecida e presumidamente morta.
Príncipe Bran Stark, segundo filho de Eddard Stark e Catelyn Stark, herdeiro de Winterfell e do Reino do Norte.
Jon Snow, filho bastardo de Eddard Stark e um homem da Patrulha da Noite.
Theon Greyjoy, herdeiro das Ilhas de Ferro e antigo protegido de Eddard Stark.
Rainha Daenerys Targaryen, Filha da Tormenta, da Dinastia Targaryen.

Esse livro tem muitos, muitos detalhes mesmo e aconselho a não lerem muito rápido e sem a devida atenção, apesar de não ser de difícil leitura. Não darei maiores detalhes dos acontecimentos para não estragar as surpresas, no qual são muitas, e com todos os personagens. Tyrion, coitado dele, não sei o que será no terceiro livro, mas aqui, sofre um bocado.  Tudo é surpreendente, não tem como falar o que é melhor ou pior. Apesar de terem acontecimentos totalmente diferentes, estes influenciam e desencadeiam outros acontecimentos em outros pontos.  A Guerra dos Cinco Reis é mais política do que territorial.  Mas não se esqueçam, nunca, da idade dos personagens; apesar das grandes responsabilidades, a maioria não passa de adolescentes e crianças ou estão no início da fase adulta.  Os personagens Mindinho (Petyr Baelish), Lorde Varys (Aranha), Lorde Tywin, Stannis Naratheon, Sor Davos, Greyjoy, Joffrei (o pestinha, rsrs), se destacam no segundo livro do que no primeiro. Um outro ponto é uma nova crença, pelo Stannis, no Senhor da Luz, que na minha opinião, é o Senhor da Escuridão.

Continuem, o processo é lento, mas vale a pena cada palavra...   
Aguardem o terceiro.... 

Camila Silva (Aster Verbatim)



A Menina Submersa - Caitlín R. Kiernan

Título:  A MENINA SUBMERSA - LIMITED EDITION: MEMÓRIAS - UM CASO DE AMOR PARA TODA VIDA Autor:  Caitlín R. Kier...

As mais visitadas