domingo, 9 de outubro de 2016

Instrumentos Mortais - Cidade de Vidro




Atenção!!! Spoiler dos livros anteriores.... 




Cidade de Vidro foi primeiramente publicado nos Estados Unidos em 24 de março de 2009, pela editora Simon & Schuster. Em Portugal, foi publicado em 8 de junho de 2011 pela editora Planeta. No Brasil, foi publicado em setembro de 2011, pela editora Galera Record.


Para salvar a vida de sua mãe, Clary deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras — podemos pular a regra de que diz que entrar em Alicante sem permissão é contra a lei e ir contra a lei pode significar a morte? E também que chegar lá, criando um Portal sozinha, só mostra o quanto os poderes de Clary são sofisticados e como isso é perigoso? Para complicar ainda mais, quando chega à cidade, ela logo descobre que Jace não a quer por perto (o que não se aplica a outras meninas...) e Simon, que nem queria estar ali, está sendo investigado por ser um vampiro que pode suportar a luz do sol. Nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastar Clary de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe. Para localizar o bruxo, Clary contará com um misterioso aliado, Sebastian, um Caçador de Sombras (quase) irresistível. À medida que se aproxima de respostas, Clary conhece mais sobre seu passado — e consequentemente sobre o passado de seu irmão...  A Clave está reunida. Todos sabem que Valentim, fortalecido como nunca, está convocando um exército para exterminar os Caçadores de Sombras e conseguir os Instrumentos Mortais. Aparentemente, a única chance de sobrevivência é unir forças: Caçadores e integrantes do Submundo. É possível esquecer as diferenças e o preconceito de séculos para lutar lado a lado? E Clary, dividida pelo que sente por Jace, conseguirá se armar de seus novos poderes para salvar a Cidade de Vidro — custe o que custar? Jace já se decidiu: vai arriscar tudo por ela.

Logo no início da história, os Caçadores de Sombras estão construindo um portal, com a ajuda de Magnus Bane, para irem até a cidade de Alicante (também conhecida como Cidade de Vidro), localizada no país natal dos Caçadores de Sombras: Idris. Esse país não é possível ser detectado pelo mapa dos mundanos, mas é dito por Jace, em Cidade dos Ossos, que se localiza entre a Alemanha e a França, portanto, provavelmente em algum lugar dentro da Suiça. O livro todo se passa em Alicante, que possui as famosas Torres Demoníacas, que são responsáveis por afastar a presença de demônios.

    Esse livro começa uma semana depois dos acontecimentos de Cidade das Cinzas.  Os Lightwood, Jace e Clary estão partindo para a cidade de Alicante com a ajuda de Magnus Bane, que abrirá um portal, mas nessa passagem surge um imprevisto e Jace é obrigado a levar Simon para Alicante. Mas a Clary e Luke não vão, mas devido aos acontecimentos anteriores (mesmo livro), Clary cria um portal e vai juntamente com Luke para a Cidade de Vidro, mas aterrizam no Lago Lyn. Clary engole um pouco da água e, por causa do lago amaldiçoado por propriedades mágicas, começa a ter febre e alucinações, enquanto ela e Luke caminham à Alicante. Luke recebe a ajuda de sua irmã, Amatis Herondale (primeira esposa de Stephen Herondale). Amatis concorda em deixar Clary em sua casa.
     Enquanto isso, Jace, Simon e os Lightwoods são apresentados a Aline Penhallow e seu belo primo Sebastian Verlac. Alec é obrigado a levar Simon até o novo Inquisidor, que está curioso para saber o motivo deles terem trazido um integrante do Submundo para Alicante. (acontecimentos posteriores terão que ser lidos, rsrsrsrs) Clary, com ajuda de Sebastiam encontra o mago Rangnor que ajudará na recuperação de sua mãe. Jace leva Clary a mansão Wayland e lá encontram um Anjo Ithuriel aprisionado. 

Se você achou que os outros livros tinham alguma ação ou eram meio sem sentido. Nesse encontrará algumas das principais respostas e outras mais surgirão. É um livro muito tenso e o relacionamento entre Clary e Jace fica um pouco insuportável, por sentirem atração um pelo outro e ao mesmo tempo que acham que são irmãos. Simon é um personagem que dá neutralidade nas situações. Valentim e Sebastiam, já sabem o que vai dar? Problema....  e uma incógnita. Esse livro é o melhor até agora. Mas o que me intrigou é o que a Raina do corte Seelie falou para Clary no final do Livro... o que será que quis dizer, heim? Parece que vai ficar tudo bem, só que não... e sabemos que não... 

Continuem acompanhando a série que é muito, muito surpreendente!!!!!

Instrumentos Mortais - Cidade das Cinzas


Atenção!!! Spoiler do primeiro livro. 


Cidade das Cinzas foi primeiramente publicado nos Estados Unidos em 25 de março de 2008, pela editora Simon & Schuster, que lançou todos os livros da série. Em Portugal, foi lançado dois anos mais tarde, apenas em 2010, pela editora Planeta. No Brasil, o livro foi lançado em 2011, pela editora Galera Record.

Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é "normal" quando você é uma Caçadora de Sombras especializada em matar demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você descobre de repente que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que um simples "amigo". Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace, que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãe deles parece ser encontrar o perverso ex-Caçador de Sombras Valentim, que com certeza é louco, mau... e também o pai de Clary e Jace. Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Será que Valentim está por trás dessas mortes? E se isso for verdade, qual seria o seu objetivo? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai?

Nesse segundo livro, vemos uma evolução do mesmo cenário anterior. Agora com a Jocelyn em coma, Clary se vê um pouco perdida, agora que descobre que seu melhor amigo está apaixonado por ela e ela está apaixonada por Jace, ao qual se vêem numa situação complicada por serem irmãos. Valentim se mostra um homem perverso, disposto a livrar o mundo dos demômios e dos seres do submundo e mais, dos caçadores de sombras que não se aliarem a ele.  No decorrer, aparecem algumas dicas sobre os pais de Jace. Simon evolui muito nesse livro, pois após se tornar vampiro, se vê entra uma vida mundana e a descoberta da vida no submundo e conhece a licantrope Maia. Conhecemos mais a familia que criou Jace, os Lightwood, com Alec, Isabelle e Max, os pais Maryse e Robert.  Também veremos mais um pouco de como funciona o Institudo dos Caçadores de Sombras, com a Inquisitora, Consul, Clave. Uma situação a parte, e para se ter bastante atenção, é quando Simon, Isabelle, Alex, Clary e Jace vão, a pedido da rainha, para a corte de Seelie, no mundo das fadas e são feitas revelações que, no início não se entende muito, mas depois será esclarecido (pelo menos um pouco). 

Continuem acompanhando e recomendo a leitura da série... 

Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos (Cassandra Clare)


Cidade dos Ossos é o primeiro livro da série Os Instrumentos Mortais, uma série para jovens e adultos de fantasia urbana que se passa em Nova Iorque. Foi escrito por Cassandra Clare. Foi originalmente publicado nos Estados Unidos em capa dura em 27 de março de 2007, e foi lançado no Reino Unido em 2 de julho de 2007. Alcançou a oitava posição na lista de Best Sellers do New York Times em abril de 2007.

Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

A história toda se passa em Nova York e farei aqui uma pequena introdução aos personagens. 
>Clary Fray, personagem principal, é uma menina comum que nasceu e viveu toda sua vida no bairro do Brooklyn, onde foi criada por sua mãe Jocelyn Fray (futuramente Fairchild). Ela é artista como a mãe. >Jace Wayland, um jovem Caçador de Sombras que ficou órfão devido ao assassinato de seu pai, ele agora vive coma família Lightwoods e Hodge Starkweather no Instituto em Nova York. Ele se intitula o melhor Caçador de Sombras da sua idade, tendo sido treinado severamente por seu pai antes de sua morte. Ele é descrito como tendo cabelos, olhos e pele dourados, tornando-o popular com as meninas, embora ele nunca teve um relacionamento sério. 
>Simon Lewis é o melhor amigo de Clary há cerca de 10 anos, mas o que acontece no decorrer da narrativa, deixo a encargo do leitor.  
>Isabelle Lightwood é uma Caçadora de Sombras e é descrita como tendo cabelos negros, olhos negros, alta e incrivelmente bonita.  
>Alec Lightwood é Irmão de sangue de Isabelle, embora ele fora um Caçador de Sombras por muitos anos, ele nunca matara um demônio. Ele foi ferido quando tentou matar um Demônio Maior, mas Simon salvou a sua vida derrotando o demônio utilizando o arco e flecha de Alec. Ele tem cabelos pretos e olhos azuis. 
>Luke Garroway (Lucian) já foi um Caçador de Sombras e membro do Ciclo, que foi iniciado por Valentim. Foi melhor amigo da mãe de Clary e, aparentemente, apaixonado por ela. Luke é um Lobisomem e Líder do seu bando.
>Valentim Morgenstern é um Caçador de Sombras poderoso e maligno. Ele retorna depois de vários anos, quando foi supostamente morto e tenta roubar o Cálice Mortal de Jocelyn (mãe de Clary). 
>Magnus Bane, um feiticeiro de Brooklyn; Quando seu nome é encontrado impresso dentro da mente de Clary, ela e os Caçadores de Sombras devem procurá-lo para descobrir o que ele tem a ver com seu passado e sua mãe. Ele salvou Alec uma vez, que foi ferido por um Demônio Maior. Ele é bastante conhecido por usar roupas extravagantes e brilhantes, repletas de purpurina.
>Hodge Starkweather é o tutor de Isabelle, Alec e Jace. A maldição lançada pela Clave o mantém preso no interior das muralhas do Instituto, a punição para os seus dias como membro do Ciclo.
>Jocelyn Fray/Fairchild: A mãe de Clary, uma Caçadora de Sombras na clandestinidade por causa de seu envolvimento com o Ciclo. Ela era a esposa de Valentim e submeteu-se ao coma por beber uma poção dada a ela por um bruxo para impedir que Valentim tivesse a posse do Cálice Mortal.

Essa série trata do tema que mais gosto de ler, sobrenatural. Uma guerra infinita entre o bem e o mau e nesse meio os Caçadores de Sombras, que tem metade sague humano metade anjo, foram criados para combater os demônios e proteger os humanos. Mas como em toda a sociedade, tem sempre aquele "sem noção" que querem mudar tudo, o que pode não ser ruim, mas o modo como o fazem é que o fazem ruins.  Esse primeiro livro é uma introdução a tudo o que virá em seguida, então prestem muita atenção. Não é difícil de ler e compreender e se for pensar em tempo, e quem tem uma leitura razoável, termina em até uma semana.  Trata muito delicadamente os temas de relação homossexual e principalmente, o sentimento entre Clary e Jace, pois descobrem que são irmãos; as relações impulsivas típicas de adolescentes.  O que para mim é ruim, é o fato de sempre os personagens estarem com 15 anos. O que no meu ponto de vista poderiam ser mais velhos, pois as emoções e situações passadas pelos personagens entende-se que têm mais de 18 anos.  

Mas, de início achei, antes de ler, que era mais um livro de "modinha" e adolescentes, e tudo mais. Fiquei interessada depois que vi o filme. Mas depois que lerem os livros, entenderá que o filme não é bom. (como sempre). 

Adaptação para o cinema:
Em 10 de junho de 2010, Screen Gems anunciou que estavam entrando em produção de um filme dos Instrumentos Mortais, baseado em Cidade dos Ossos, com um roteiro escrito por Jessica Postigo. Em 10 de dezembro de 2010, foi oficialmente anunciado que Lily Collins havia sido escalado para o papel de Clary Fray, e Scott Charles Stewart (que trabalhou com Collins em Padre) seria o diretor. Alex Pettyfer, favorito dos fãs, foi oferecido o papel de Jace Wayland, embora ele fosse um ávido fã dos livros e fortemente desejado para assumir o papel, ele finalmente decidiu não fazer adaptações de filmes baseados em séries para jovens e adultos[11], deixando o personagem de Jace sem ator. Então, em 31 de maio de 2011, depois de muita especulação sobre quem iria interpretar o protagonista da história, foi oficialmente anunciado que Jamie Campbell Bower acabaria por retratar Jace Wayland.

A série de tv em recomendo, mesmo, apesar da história juntar situações dos livros, não somente o primeiro, cidade dos ossos, mas tem um bom andamento. 
“Shadowhunters”, baseada na saga literária “Instrumentos Mortais”, de Cassandra Clare. A atração estreia no dia 12 de janeiro no canal pago americano Freeform (novo nome do canal ABC Family) e chega no dia seguinte à Netflix, inclusive para os assinantes do Brasil. Todos os novos episódios da série serão disponibilizados no Netflix um dia depois da exibição no canal americano. A temporada inicial conta com 13 episódios encomendados, e já chegou ao final. A estréia da segunda temporadaé em Janeiro de 2017. No aguardo. 

Recomendo o livro, é muito bom, envolvente e dinamico. :) 

A Menina Submersa - Caitlín R. Kiernan

Título:  A MENINA SUBMERSA - LIMITED EDITION: MEMÓRIAS - UM CASO DE AMOR PARA TODA VIDA Autor:  Caitlín R. Kier...

As mais visitadas