segunda-feira, 7 de setembro de 2015

A Mão Esquerda de Deus - Resenha


A MÃO ESQUERDA DE DEUS 

HOFFMAN, Paul. A Mão Esquerda de Deus. Editora Objetiva/Suma de Letras. 2010. 327 página.

Habitado por meninos que foram levados para lá muito novos e geralmente contra a sua vontade, o Santuário dos Redentores é uma mistura de prisão, monastério e campo de treinamento militar. Lá, esses milhares de garotos são submetidos a uma sádica preparação para lutar contra hereges que vivem nas redondezas. A intenção dos Lordes Redentores, os monges que cuidam do lugar, é fortalecer os internos tanto física quanto emocionalmente, preparando-os para uma monstruosa guerra entre o bem e o mal. Entre os jovens está Thomas Cale, um garoto de 14 ou 15 anos, que nada se lembra de sua vida antes do Santuário. Treinado exaustivamente pelo Redentor Bosco, tanto na arte de lutar quanto na capacidade de planejar batalhas. Essas poderosas habilidades serão colocadas à prova quando ocorre um brutal assassinato entre os corredores labirínticos da prisão. Este evento dá início a uma perseguição desesperadora. Finalmente fora dos muros do monastério, Cale, junto de Henri Embromador e Kleist, seus amigos no Santuário, conhecerão o mundo fora da prisão do Santuário e terão contato com sentimentos completamente novos como amizade, compaixão e o amor. Chegando a cidade de Memphis, o maior império do mundo, rapidamente fazem aliados valiosos e inimigos terríveis. Com suas horrendas habilidades, Cale e seus amigos se tornam temidos e respeitados na cidade grande, mas a sombra da ameaça dos redentores se torna cada vez mais próxima.

“Afinal, de que servem as portas onde existem pecadores? Portas escondem coisas. Elas possibilitam vários comportamentos diabólicos, decidiram os redentores…”

“Sou ligado a você por amarras que nem Deus pode romper. Um dia se sentir uma brisa suave no rosto, talvez seja meu hálito. E em uma noite se o vento gelado brincar com seus cabelos, talvez seja minha sombra passando.”

                O primeiro volume da trilogia, faz uma alusão ao Catolicismo como, no lugar de nosso Jesus crucificado, temos o Redentor Enforcado, que não representa o amor, mas a lembrança de que os seres humanos não passam de pecadores. O início da história até a fuga de Thomas Cale do Santuário, conta como é a vida dentro desse lugar e como são tratados os acólitos, os meninos levados.  Após a fuga, Thomas e seus amigos chegam a Menphis e a partir daí deparam-se com uma outra realidade e comportamentos jamais vistos. Encontram e ficam amigos de Idrispukke. Não sei como ficará, mas Cale se apaixona perdidamente por Arbel, pescoço de cisne, que será o ponto chave para a descoberta de alguns segredos que seu “tutor” Redentos Bosco esconde de Thomas Cale.

                A história é contata de forma um pouco lenta, mesmo também porque o tempo transcorrido desse livro para o segundo são de alguns meses. Acho que acontece muita coisa em pouco tempo, ainda mais se falando em termos psicológicos.

                Eu gostei muito do livro, a leitura é de fácil compreensão e os personagens tem características bem diferentes, mundos diferentes. Mas Thomas Cale, por ser um menino, amadurece de certa forma, mas não deixa de ser um adolescente, né? Acho que até o terceiro livro ele irá me surpreender.  Recomendo a leitura... 

                Paul Hoffman (1953) é um escritor inglês e roteirista de cinema, autor dos livros A Mão Esquerda de Deus, As Últimas Quatro Coisas e O Bater de Suas Asas.  Ele passou a maior parte da infância em campos de pouso, vendo seu pai, pioneiro da prática esportiva do paraquedismo, saltar de aviões. Depois de se formar em inglês no New College, em Oxford, teve vários empregos, de professor a administrador de uma casa de apostas e mensageiro de banco. Mais tarde, foi o principal agente de classificação etária do British Board of Film Classification. Escreveu o argumento de três filmes, em co-autoria, e trabalhou com, entre outros, Francis Ford Coppola. É autor de The Wisdom of the Crododiles, que deu origem a um filme protagonizado por Jude Law e Timothy Spall e de The Golden Age of Censorship, um comédia negra que foi publicada em 2007.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Menina Submersa - Caitlín R. Kiernan

Título:  A MENINA SUBMERSA - LIMITED EDITION: MEMÓRIAS - UM CASO DE AMOR PARA TODA VIDA Autor:  Caitlín R. Kier...

As mais visitadas