domingo, 20 de setembro de 2015

As Últimas Quatro Coisas - Paul Hoffman

AS ÚLTIMAS QUATRO COISAS
HOFFMAN, Paul. As Últimas Quatro Coisas.  Editora Objetiva/Suma de Letras. 2011.

De volta ao Santuário dos Redentores, Cale é informado pelo General Redentor Bosco de que a destruição da humanidade é necessária. Seria a única maneira de corrigir o maior erro de Deus e de alcançar os objetivos de Bosco, dentre eles, transformar um simples garoto em um destruidor impiedoso. O papel de Cale é fundamental nesse processo: ele é a Mão Esquerda de Deus, o Anjo da Morte. O poder absoluto está ao seu alcance, e o impressionante aparato militar dos Lordes Redentores é sua maior arma, que ele manipula com destreza. Mas talvez nem mesmo os Redentores consigam controlar Cale por completo. O menino que é capaz de ir da bondade à violência mais brutal num piscar de olhos é certamente capaz de aniquilar os inimigos da fé como se espera dele – mas a alma deste jovem é muito mais estranha e imprevisível do que seus mentores podem esperar. Em As últimas quatro coisas, Paul Hoffman dá novas dimensões a seus personagens, proporcionando uma maior compreensão de suas ações, e lança a seguinte questão: quando chegar a hora de decidir o destino do mundo, de garantir a destruição da humanidade ou poupá-la, o que Thomas Cale fará? Irá expressar a vontade de Deus com a ponta de sua espada ou perdoará seus iguais – e a si mesmo?

Cale está de volta ao Santuário dos Redentores, agora ele não é mais um alcólito e sim A Mão Esquerda de Deus (Anjo da Morte), de acordo com o Redentor Bosco. Convencido que foi traído por seu amor Arbell “Pescoço de Cisne”, Cale aceita a posição de Anjo da Morte, começa a liderar o exército de Redentores renegados e lutar ao lado daqueles que sempre o oprimiram. Enquanto Cale trava guerra contra os inimigos do Redentores, Bosco luta por seus interesses. Quando Cale descobre que o motivo da guerra contra os Antagonistas faz parte do interesse pessoal de Bosco, ele foge novamente. Mas desta vez ele não irá acompanhado apenas de amigos, e sim de Redentores que foram renegados e que lutaram ao seu lado. A personalidade de Cale está mais forte neste livro. Por acreditar que é a Mão Esquerda de Deus, ele começa a se aproveitar da situação de respeito e medo que os Redentores têm dele e por muitas vezes tem um comportamento arrogante. Mais da metade da história é a descrição de brigas, batalhas, invasões, mortes, mortes e mais mortes o que a torna muito cansativa. Em alguns momentos o autor te lembra dos personagens antigos. O que aconteceu com Arbell depois que Cale foi levado embora de Memphis e a cidade se acabou? Qual é o paradeiro do estranho Idris Pukke? Kleist está do seu lado ou está o acompanhando apenas nos falta de opção? O que Henri Embromador fará quando seu caminho se cruzar novamente com o de Cale? Onde as melhores partes da história são quando você consegue essas respostas. O mais surpreendente do livro acontece nas últimas páginas, quando Cale se encontra com Arbell e promete vingança. Nesse momento ele mostra toda a raiva e mágoa que sente por ela e pelo o que teve que passar por causa dela.

Este livro se trata especificamente das batalhas ao qual Cale está envolvido e descreve cada detalhe dessas batalhas, o que torna o livro muito cansativo. Mas acho que será importante saber detalhadamente das estratégias de batalha da mente de Cale para o próximo livro.  O que mais me surpreendeu foi o destino de Kleist, mas mesmo assim não ficou longe de uma batalha, acho que é o destino unindo Cale, Henri e Kleist novamente? Recomendo o livro, mas para quem gosta de batalhas e bem descritivas. Não acho que seja um livro juvenil, digamos, pois é um pouquinho forte. Vamos ver o que esperar do final, né?


Aster Verbatim (Camila Silva)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Menina Submersa - Caitlín R. Kiernan

Título:  A MENINA SUBMERSA - LIMITED EDITION: MEMÓRIAS - UM CASO DE AMOR PARA TODA VIDA Autor:  Caitlín R. Kier...

As mais visitadas