domingo, 17 de janeiro de 2016

As Crônicas de Nárnia - O Principe Caspian


LEWIS, C.S., E. As Crônicas de Nárnia. Martins Fontes, 2000. 752 p


O Príncipe Caspian

Tempos difíceis abateram-se sobre a terra encantada de Nárnia. Os dias de paz e liberdade, em que os animais, anões, árvores e flores viviam em absoluta paz e harmonia, estavam terminados. A guerra civil dividia o reino, e a destruição final estava próxima. O príncipe Caspian, herdeiro legítimo do trono, decide trazer de volta o glorioso passado de Nárnia. Soprando sua tromba mágica, ele convoca Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia para ajudá-lo em sua difícil tarefa.

Nesse livro, acontece o retorno dos irmãos para Nárnia, mas ocorre que já se passaram 1300 anos, enquanto que no mundo dos irmãos se passaram um ano. Nárnia estava dominada pelos Telmarinos, o que obrigava os habitantes de Nárnia a viverem escondidos.  Os Telmarinos são do mundo dos irmãos, piratas que se perderam e encontraram uma caverna mágica onde foram para o mundo de Nárnia.

Um dos temas abordados é a fé em um Deus que é invisível, onde as crianças, com exceção de Lúcia, não conseguem ver Aslam. Outro tema é a apostasia (depois de pesquisas na web) pelos conquistadores Telmarinos que tentam eliminar os habitantes de Nárnia originais e seus costumes.

A escrita e leitura são fáceis, mas esse livro, no meu entendimento, é um divisor de águas para todas as situações que se desencadeiam nos próximos livros. Um deles é sobre Pedro e Suzana. Recomendo a leitura e que todos possam desfrutar um pouco do mundo de Nánia.

Camila Silva (Aster Verbatim)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Menina Submersa - Caitlín R. Kiernan

Título:  A MENINA SUBMERSA - LIMITED EDITION: MEMÓRIAS - UM CASO DE AMOR PARA TODA VIDA Autor:  Caitlín R. Kier...

As mais visitadas