Crave a Marca (Carve The Mark) - Veronica Roth



Livro: Crave a Marca
Autor: Veronica Roth
Páginas: 476
Editora: Rocco 2017
Título Original: Carve the Mark
Editora: Harper Collins

Num planeta em guerra, numa galáxia em que quase todos os seres estão conectados por uma energia misteriosa chamada “a corrente” e cada pessoa possui um dom que lhe confere poderes e limitações, Cyra Noavek e Akos Kereseth são dois jovens de origens distintas cujos destinos se cruzam de forma decisiva. Obrigados a lidar com o ódio entre suas nações, seus preconceitos e visões de mundo, eles podem ser a salvação ou a ruína não só um do outro, mas de toda uma galáxia. Primeiro de uma série de fantasia e ficção científica, Crave a marca é aguardado novo livro da autora da série Divergente, Veronica Roth, que terá lançamento simultâneo em mais de 30 países em 17 de janeiro, e surpreenderá não só os fãs da escritora, mas também de clássicos sci-fi como Star Wars.

Cyra é a irmã de um tirano brutal Rizek que governa o povo Shotet. O dom-da-corrente que percorre o corpo da jovem lhe dá uma dor imensa, mas também um poder extraordinário - algo explorado pelo irmão, que a usa para torturar seus inimigos. No entanto, Cyra não é apenas uma arma nas mãos do irmão: ela é resiliente, ágil e mais esperta do que ele imagina. 
Akos é filho de um fazendeiro Aoseh e uma Oráculo Sifa do gélido planeta-nação Thuvhe e vive com os irmãos Cisi e Eijeh. Protegido pelo seu dom-da-corrente incomum, Akos é bondoso e extremamente fiel à família. Quando ele e o irmão são sequestrados por soldados inimigos Shotet, Akos se desespera e decide fazer de tudo para resgatar o irmão com vida. 
Agora, Akos se vê forçado a viver no mundo de Cyra, onde a inimizade entre seus países e suas famílias parece intransponível. Para salvar o irmão, ele encontra apenas uma saída: apostar nos poderes de Cyra. E ela, por sua vez, percebe que Akos é sua única chance de sobreviver àquela tirania familiar. Juntos, seus destinos podem decidir o futuro da galáxia. Mas será que confiarão um no outro? Ou acabarão de destruindo?

     Vou iniciar dizendo que, se você gosta de um livro um um tema sci-fi, ficcção científica, galáxias, planetas e seres diferentes, saiba que esse é o livro certo. Logo no início verá um mapa da Nave da Assembléia, que é formado por alguns planetas dispostos a um bom relacionamento entre si, seja comercial, político ou entre seus moradores, que são reconhecidos como planeta-nação.  Para entender um pouco melhor esse mundo, nós vamos ver muito sobre a Corrente (Fluxo da Corrente), que é uma energia/poder que está em todos os lugares, e também se manifesta nas pessoas dando-lhes um dom específico de acordo com sua personalidade.  Conheceremos o planeta Thuvhe, um lugar gélido onde Akos vive com sua família, sendo os Thuvhesitas e que também vive Cyra e sua família, que são  os Shotet, ao qual querem ser reconhecidos como nação, e vivem no mesmo planeta, separados somente pela Divisão/Capim.  
     Outro ponto importante é que alguns planetas tem o que chamam de Oráculos, que são três, no qual têm visões de futuro, e que também podem ver a Fortuna de cada um (é o que cada pessoa está destinada a passar, como destino). Encontraremos muitas questões ligadas a guerras e politicas entre nações, onde cada um tem a sua verdade. A autora trabalha otimamente bem as questões culturais e politicas de cada planeta-nação, como se fosse os relacionamentos que temos entre os países na Terra, mas em um nível galáctico. Logo no final do livro, podemos consultar dois glossários, um de pronúncia e outro de significados. 
Vou deixar vocês curioso quanto ao significado do título do livro, o que será essa marca? Só lendo para saber, rsrsrrss.... e o final ("só que não") é surpreendente... 

     Esse livro é uma narrativa alternada entre Cyra (primeira pessoa) e Akos (em primeira e terceira pessoa).  É um mundo totalmente diferente, como se fosse o nosso sistema solar mas não do jeito que conhecemos. De acordo com Wikpedia, "Carve the Mark" [Crave a Marca], o primeiro da série (jovem adulto) com pegada sci-fi, Seguido pela continuação (ainda sem título revelado), que será publicada em 2018. No projeto novo, Veronica Roth explora a história de um garoto que forma uma aliança improvável com o inimigo. Ambos desesperados para escapar das suas vidas opressivas, eles se ajudam a obter aquilo que mais desejam: para um, redenção, e para o outro, vingança. Roth comentou, “Eu estou muito animada para trabalhar nessa nova série. Eu mal posso esperar para compartilhar com os leitores!“.

     Muitas mensagens são tiradas desse história, um bom relacionamento com culturas diferentes, nem sempre a "nossa verdade" é o que realmente é ou aconteceu, não podemos julgar as pessoas pela forma como conhecemos a sua cultura ou o modo como seus pais são, conhecimento nunca é demais, etc... 

NÃO DEIXEM DE LER"!!!!! SURPREENDENTE E INCRÍVEL!!!!!













Postagens mais visitadas deste blog

O Despertar do Príncipe (Série Os Deuses do Egito) - Colleen Houck

Um Novo Olhar - Daniel Cordo (pelo espírito Bentinho)